Outubro Rosa: campanha alerta para o Câncer de Mama
Outubro é dedicado à prevenção do Câncer de Mama, segundo tipo mais frequente no mundo e com maior incidência na população feminina. A campanha Outubro Rosa alerta sobre a importância da prevenção e da detecção precoce para maior chance de cura. Diversas cidades do Estado de São Paulo promovem atividades e ‘enfeitam’ de rosa fachadas, monumentos e estabelecimentos comerciais para lembrar a campanha.
O nome ‘Outubro Rosa’ remete a cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação da população, empresas e entidades e intensificando os alertas sobre importância da detecção precoce do câncer de mama. A iniciativa foi criada no início da década de 90, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure lançou e distribuiu o laço cor de rosa, símbolo da prevenção do câncer de mama, aos participantes Corrida pela Cura, em Nova York (EUA).
A primeira iniciativa brasileira ocorreu em 2 de outubro de 2002 com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco do Ibirapuera. A ação partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. E o governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do outubro rosa a partir de 2010.
Dados do INCA informam que o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.